™™ Cuidados a ter com o cabelo no Inverno | Believe in yourself

Cuidados a ter com o cabelo no Inverno

1 de dezembro de 2016
(Foto-Pinterest)

Ainda não estamos no Inverno mas o frio já veio para ficar, e nesta época fria os cabelos necessitam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas. Nesta altura temos como hábito tomar banho de água quente e a alta temperatura da água acaba por ser prejuducial tanto para a pele como para o cabelo, pois retira os óleos naturais do couro cabeludo, que têm como função a sua proteção natural e lubrificação dos fios.

O que normalmente acontece com a diminuição desses óleos, é que os cabelos acabam por ficar ressecados, quebradiços e com pontas espigadas. Por vezes há casos em que o organismo tenta repor essa falta de óleo e, nesses casos, o cabelo fica com aspeto demasiado engordurado (oleoso).

Com a chegada do frio devemos ter alguns cuidados de modo a evitar tais acontecimentos.

Hidratação
Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados ao nosso tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter o cabelo saudável no inverno.
Devemos utilizar primeiro um shampoo neutro para fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas, de seguida um shampoo adequado ao nosso tipo de cabelo (opcional) e em seguida fazer uma hidratação com uma máscara específica para o nosso tipo de cabelo também. O ideal nesta altura é trocar o condicionador por uma boa máscara de tratamento. É importante que o produto seja bem retirado no final para não deixar o cabelo pesado.

Utilizar água morna
A água quente em excesso é um dos principais inimigos do cabelo e da pele nesta estação. Se exagerarmos na temperatura da água com que enxaguamos os nossos cabelos, desidratamo-los e aumentamos a queda, podendo provocar até uma escamação do couro cabeludo, que muitas vezes é confundida com caspa. Desta forma, sempre que possível devemos optar por água morna em vez de água quente.

Não dormir com o cabelo molhado
A principal regra de como cuidar dos cabelos no inverno é jamais dormir com o cabelo molhado. Esse cuidado é essencial, pois dormir com o cabelo molhado pode causar fungos e bactérias no couro cabeludo, tornando-o fraco e quebradiço, pondendo até causar queda. Para não arriscar, se o cabelo não secar até à hora de dormir, devemos seca-lo com o secador.

Usar produtos de prevenção
É importante ir dormir com o couro cabeludo seco, mas também é importante lembrar que ele resseca o cabelo, principalmente nos dias mais frios do ano. Por esse motivo, se formos usar secador, prancha ou modeladores, para minimizar os danos, é fundamental usar um protetor térmico antes de secar o cabelo, um sérum para as pontas mais danificadas e até um condicionador em spray para evitar a quebra na hora de pentear.

Massajar o couro cabeludo
Ao lavar os cabelos devemos massajar o couro cabeludo com movimentos circulares. Estes movimentos irão permitir a oxigenação e ativar a circulação do couro cabeludo, além de nos proporcionarem um bem-estar imediato.

O meu cabelo é longo, medio-fino, encaracolado e pintado. Deixo-vos aqui a lista dos meus favoritos para proteger o meu cabelo nesta época tão fria :


Espero que tenham gostado deste post e se ainda não leram o Cuidados de Pele - Inverno aproveitem para fazê-lo agora. 
Mil beijinhos, Believe in yourself.





GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar
GuardarGuardar
Com tecnologia do Blogger.
Back to Top